Nossa História

Nossa história

Segue a NOSSA HISTÓRIA:

Esta Unidade Escolar iniciou suas atividades em 1896, com o nome de Escola Isolada Ribeirão Dona Clara, fundada por Dona Clara, esposa na época de Frederico Donner, fundador da cidade de Timbó. Se observarmos o período de fundação da escola, final do século XIX e a região onde ela se localiza, Vale do Itajaí, teremos condições de estabelecer um paralelo entre o surgimento desta unidade escolar e os movimentos migratórios advindos da Europa para o Brasil. Este paralelo se faz necessário na medida em que torna possível a leitura de determinadas práticas que vieram a significar a existência desta Unidade Escolar. A escola surge com os imigrantes de origem alemã (evangélicos luteranos), que por serem proibidos de freqüentar a escola católica, queixavam-se da educação polonesa que os servia. Desta forma fundaram uma cooperativa para criar a escola e mantê-la com recursos das famílias de maior poder financeiro da região.

O ensino era ministrado em língua alemã geralmente por religiosos da igreja luterana. Com o advento do Estado Novo, em 1932, a escola é municipalizada, passando a seguir as determinações governamentais. Neste mesmo período o ensino em língua alemã é proibido.

Em 1949 a escola passa para a administração estadual sob o nome de Escola Mista Estadual de Ribeirão Dona Clara. Este fato está diretamente relacionado à popularização do modelo das escolas públicas no Brasil.

Em 1985, a Unidade Escolar passou a se denominar Escola Básica Clara Donner, com autorização para implantação gradativa de 5ª a 8ª série, conforme Portaria E/0365/85 de 27/11/85.

No ano de 2000, passou a denominar-se Escola de Ensino Fundamental Clara Donner, conforme Portaria E/ 0017/ SED de 28/03/2000.